O vereador Rafael Piovezan (PP), presidente eleito da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), participou na manhã desta quinta-feira (23.02), do XIV Congresso Nacional de Vereadores e Assessores de Câmaras Municipais, evento que acontece no auditório Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa e conta com mais de 200 representantes do legislativo municipal de todo o país.
O presidente destacou a importância do Congresso para os vereadores, principalmente para os estreantes na política. “Mato Grosso tem 800 novos vereadores e este congresso vai acrescentar muito para nós, na capacitação e orientação. Este evento veio para valorizar a classe dos vereadores, preparando para desempenhar um trabalho em seu município com qualidade”, disse Piovezan.
Esteve também no evento, o secretário de Estado de Cidades (Secid), Wilson Santos, no ato representando o governador de Mato Grosso, Pedro Taques. Em seu pronunciamento, o secretário s destacou o papel de proximidade com que o Governo do Estado vem atuando junto aos vereadores de Mato Grosso. Ponderou que durante seus dois anos de gestão, Pedro Taques já recebeu centenas de vereadores no Palácio Paiaguás, e que esse trabalho resultou na conquista de diversas obras que melhoraram a vida da população. “O governador do nosso estado tem um extremo reconhecimento sobre a importância do papel que vocês representam, porque são vocês que levam as demandas do povo para o governo. E com essa atuação conjunta que Mato Grosso observa tantas melhorias surgindo”, considerou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), salientou que a Assembleia está ao lado dos vereadores pois, segundo ele, o contato direto é importante para resolver os impasses dos municípios. “Essa ligação faz parte dos deputados e vereadores com o objetivo de buscar ideais novas para contornar essa conjuntura nacional”, apontou Botelho.
Gilson Gouzart, presidente da União de Vereadores do Brasil (UVB), lembrou da necessidade de discutir o Novo Pacto Federativo. “Nesse primeiro ano, precisamos reinventar a forma de fazer política. São os vereadores que estão mais próximos da população e precisamos assumir uma posição diante de temas importantes”, afirmou Conzatti, ao pontuar reivindicações como o Novo Pacto Federativo.
O presidente da Associação Mato – grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, salientou a importância de mudar a atuação dos políticos. “Nós precisamos mudar a classe política, ser um representante da população e tratar com seriedade, ser um político honesto que realmente pensa no bem-estar dos que elegeram”, disse Fraga propondo ao novo presidente da UCMMAT, vereador Rafael Piovezan, unir as duas entidades para começar este trabalho na base, nas Câmaras e Prefeituras.
Congresso
A abertura oficial do evento, realizada nesta quinta, contou ainda com palestras que tratam do processo legislativo, competência do Poder Legislativo e atribuições dos vereadores, controle social e a arte de falar em público. Já na sexta-feira (24.02), questão ambiental, combate à corrupção e crimes contra a administração pública também estão na pauta de discussões.
O congresso está sendo realizado no Auditório Zulmira Canavarros, anexo da Assembleia Legislativa. Além dos vereadores, prefeitos e assessores também são público-alvo do evento.
Expediente: 7 às 13h
Segunda à Sexta-feira